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Patrulha Mirim de Cordeirópolis - Aprendizagem

Aprendizagem

 

 AÇÕES DE PROMOÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO AO MUNDO DE TRABALHO


PROGRAMA DE APRENDIZAGEM


a)    Descrição da Atividade Realizada
O Programa de Aprendizagem é conteúdo pedagógico desenvolvido por meio de atividades teóricas e práticas, sob a orientação de Entidade qualificada em formação profissional. (art. 1º, §3, III e IV da IN nº 26, de 20 de dezembro de 2001).


 
b)    Objetivo

O programa de aprendizagem visa contribuir com o desenvolvimento profissional de adolescentes/jovens e jovens na condição de aprendiz, possibilitando a geração de renda e a participação na sociedade. Atuando nos serviços de apoio ás áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, atendendo fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços, tratando de documentação variada, cumprindo todo o procedimento necessário referente à execução dos mesmos, auxiliando na administração e controle de almoxarifado, recepção, e arquivos em geral.

Ou seja, uma preparação voltada para atitude comportamental e intelectual dos aprendizes que visa beneficiar o próprio aprendiz por desenvolver-se e capacitar-se para o mundo do trabalho.


c)    Metodologia

O curso de Aprendizagem é realizado de segunda a sexta-feira, das 07h00min horas às 13h00min horas, na sede da Patrulha Mirim de Cordeirópolis. A metodologia é aplicada através de dois módulos de bases teóricas através de aulas ministradas pelas pedagogas da Entidade:

Módulo I – Módulo Básico – Comunicação Oral e Escrita, Leitura e Compreensão de Textos (40 horas); Inclusão Digital (27 horas); Raciocínio Lógico-Matemático, Interpretação e Análise de Dados Estatísticos (40 horas); Diversidade Cultural Brasileira relacionada ao mundo do Trabalho (15 horas); Organização, Planejamento e Controle do Processo do Trabalho (10 horas); Direitos trabalhistas e previdenciários (12 horas); Saúde e Segurança no Trabalho (15 horas); Direitos Humanos, orientação Sexual, de Raça, de Etnia, de Idade de Credo Religioso e Opinião Pública (10 horas); Educação Fiscal (12 horas); Formas Alternativas de Geração de Trabalho e Renda com enfoque na Juventude (10 horas); Educação para o consumo (10 horas); Informações sobre o mercado e o mundo do trabalho em equipe (20 horas); uso indevido de Álcool, tabaco, e outros (10 horas); Saúde, Saúde Sexual, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Ralações de Gênero (20 horas); Segurança Pública (11 horas); Preservação do Equilíbrio do Meio Ambiente (20 horas). – Total de Carga Horária Básica, 282 horas.

 

Módulo II – Módulo Específico – Desenvolvimento Pessoal (16 horas); Atitude empreendedora (16 horas); História do Trabalho (14 horas); Tecnologia (16 horas); Introdução à administração (30 horas); Responsabilidade e Rotina nas Áreas Funcionais (28 horas); Qualidade no Atendimento ao Cliente (30 horas); Operação e Rotinas de Trabalho do Almoxarifado (20 horas); Rotinas de Arquivo e Protocolo (20 horas); Rotinas de trabalho de contínuo Office Boy/Office Girl (20 horas); Atribuição do Auxiliar Administrativo (20 horas); Bem-estar e Cuidados com a Saúde (10 horas) e Projeto e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (30 horas). – Total de Carga Horária Específica, 270 Horas.


d)    Público-alvo

O Público-alvo do Programa de Aprendizagem são adolescentes/jovens entre 14 e 24 anos incompletos que residem no município de Cordeirópolis, cursando o Ensino Fundamental ou Médio ou com Ensino Médio Completo.


e) Forma de Acesso

A forma de acesso para ingressar no curso de aprendizagem é realizada através da inscrição dos adolescentes/jovens para a integração/entrevista social, onde após a inscrição e seu comparecimento na Entrevista Social, com sua documentação, os mesmos ingressam em turmas do curso de aprendizagem. 


f)    Resultados Obtidos
Através da atividade descrita é possível propiciar e criar as situações práticas que levaram os adolescentes/jovens a mobilizar, articular e colocar em ação o conhecimento, as habilidades e os valores compatíveis com as etapas do processo de desenvolvimento e execução das mais variadas atividades de cunho administrativo nas localidades prática de aprendizagem. Privilegiando também a flexibilidade e a contextualização, orientadas para o enfrentamento de diferentes situações inerentes aos adolescentes/jovens e ao mundo do trabalho.

Algumas Fotos

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